O governo federal começou, nesta segunda-feira (26), a segunda etapa de implementação do Programa Gás do Povo . A medida vai atender 203.994 famílias no estado do Rio de Janeiro, por meio do fornecimento gratuito do vale para recarregar o botijão de gás de cozinha. Nesta segunda fase, o programa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com o Ministério de Minas e Energia (MME), chega a famílias de 17 capitais brasileiras.
As dezessete capitais que não haviam sido contempladas em novembro, na primeira etapa, foram incluídas agora: Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA) e Vitória (ES).
Notícias relacionadas:Gás do Povo chega a todas as capitais a partir desta segunda.Em novembro de 2025, foi realizada a primeira concessão do Gás do Povo para quase um milhão de famílias em dez capitais: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Teresina (PI).
Segundo o governo, com 10 mil pontos de comercialização credenciados em menos de dois meses, uma em cada seis revendas de GLP (gás de cozinha) do país está conectada à iniciativa. Dessa forma, praticamente todas as famílias contam com uma revenda a até 2 quilômetros de sua residência, “numa estratégia que busca eficiência logística e presença territorial, essenciais para combater a pobreza energética.”
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
“O benefício alivia o orçamento familiar dos mais pobres, que podem destinar o dinheiro que gastariam no botijão para comprar alimentos ou suprir outra necessidade básica”, disse, em nota, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.
A previsão é de que o Gás do Povo esteja em pleno funcionamento em março, quando 15 milhões de famílias (cerca de 50 milhões de pessoas) em todos os 5.571 municípios estarão contemplados. A iniciativa também conta com a participação da Caixa Econômica Federal.
“É uma política que leva dignidade, saúde e segurança alimentar a milhões de famílias. Em março, o programa estará em todos os municípios do país, e vai consolidar o maior programa de promoção do cozimento limpo do mundo”, afirmou, em nota, o ministro de Minas e Energi
