DURANTE A COP30, a Repórter Brasil se une à Casa do Jornalismo Socioambiental, iniciativa inédita que reúne mais de 20 veículos de comunicação para fortalecer a cobertura de temas socioambientais.
Instalada em Belém, a Casa oferecerá infraestrutura para jornalistas de diferentes estados do Brasil e promoverá programação com oficinas, painéis, debates e lançamentos de relatórios. O objetivo é ampliar o alcance da cobertura sobre as negociações climáticas da COP30 e sobre os impactos socioambientais no Brasil.
Como parte do noticiário colaborativo, a Repórter Brasil irá compartilhar e republicar conteúdos produzidos durante o evento pelos veículos parceiros, informando o público sobre a conferência e a Cúpula de Líderes.
Ao reunir dezenas de jornalistas em um mesmo esforço, a iniciativa aposta em uma cobertura plural que deve marcar a COP30 como um dos maiores exercícios colaborativos do jornalismo socioambiental no Brasil.
Quem são os parceiros?
A iniciativa da casa foi idealizada e organizada ao longo do último ano pelas equipes de InfoAmazonia, #Colabora, Envolverde, Eco Nordeste, ((o))eco, Amazônia Vox, Associação de Jornalismo Digital (Ajor) e Open Knowledge Brasil.
Além da Repórter Brasil, também fazem parte do esforço de cobertura: Agência Pública, Alma Preta, Ambiental Media, AzMina, Carta Amazônia, Ciência Suja, Intercept Brasil, Nexo, O Joio e O Trigo, Revista Cenarium, Site Independente A LENTE, Agência Urutau, O Varadouro e Voz da Terra.
Para tornar a cobertura mais diversa e representativa, os veículos irão dividir entre si, todos os dias, os temas de maior interesse. Assim, evitarão repetir as mesmas histórias e ampliarão o alcance da produção jornalística, dando centralidade às vozes das periferias e dos povos tradicionais e aos desafios das negociações climáticas.
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
document.addEventListener(“DOMContentLoaded”, function() {
    document.querySelectorAll(‘.form-news button[type=”submit”]’).forEach(function(botao) {
        botao.classList.add(“envio_newsletter_materia”);
    });
});
Submit
Audiências internacionais também terão acesso à cobertura, com mais
