Quem é quem no lobby do plástico em Brasília

TODOS OS ANOS, os mares do Brasil recebem mais de 1 milhão de  toneladas de resíduos plásticos — 8% do total global. Pesquisas científicas mostram que a contaminação pelos chamados “microplásticos” atinge até mesmo o leite materno. 

Mas um poderoso lobby em Brasília, sobre o qual pouco se fala, vem barrando sistematicamente a adoção de medidas mais contundentes contra a poluição causada por esse material. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), trata-se da segunda maior ameaça ambiental ao planeta, atrás apenas da crise climática. 

A Repórter Brasil mapeou quem é quem no lobby do plástico. O levantamento mostra como a indústria age para barrar legislações que restringem a fabricação de  certos produtos — principalmente os de uso único, como copos, canudos e sacolas. 

Também revela como figuras de peso no Congresso e no governo federal têm se mostrado mais sensíveis aos apelos econômicos de empresários do que aos argumentos científicos de ambientalistas. 

“A escuta ao setor produtivo é legítima e importante, desde que equilibrada com a participação de outros atores da sociedade. O que preocupa é quando essa influência da indústria é desproporcional”, pontuou à Repórter Brasil Michel Santos, gerente de Políticas Públicas da WWF-Brasil, em reportagem de agosto. 

No Legislativo, a lista é liderada por um núcleo baiano: os senadores Otto Alencar (PSD) e Jaques Wagner (PT). Ambos são notórios entusiastas do Polo Petroquímico de Camaçari, na região metropolitana de Salvador, um dos maiores produtores de matéria-prima plástica do país.

Outra figura-chave no Congresso é o senador licenciado Vanderlan Cardoso (PSD/GO). Dono de uma fábrica de salgadinhos, sua campanha à prefeitura de Goiânia em 2024 recebeu R$ 90 mil em doações legalmente registradas de empresários do ramo de embalagens.

Já no Executivo, é no MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), comandado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, que a indústria do plástico encontra seus principais interlocutores. 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

document.addEventListener(“DOMContentLoaded”, function() {
document.querySelectorAll(‘.form-news button[type=”submit”]’).forEach(function(botao) {
botao.classList.add(“envio_newsletter_materia”);
});
});

Email

Compartilhe