Uma nova pesquisa da OCDE revela que, no Brasil, os professores perdem em média 21% do tempo de aula apenas para manter a ordem em sala. Isso significa que, a cada cinco horas de aula, uma hora é dedicada a questões disciplinares, um percentual superior à média de 15% observada entre os países membros da organização. O estudo, que entrevistou docentes e diretores principalmente dos anos finais do ensino fundamental, também aponta um aumento de 2 pontos percentuais na perda de tempo em relação a 2018. Além disso, a pesquisa mostra que 44% dos professores brasileiros relatam interrupções frequentes durante as aulas, um índice mais que o dobro da média da OCDE, que é de 18%. O estresse no ambiente de trabalho é outro ponto destacado, com 21% dos docentes brasileiros considerando sua profissão muito estressante, em comparação com 19% na média da OCDE. A pesquisa também aponta que apenas 14% dos professores no Brasil se sentem valorizados na sociedade, um desafio que pode impactar a retenção de bons profissionais na educação.
Fonte:Agência Brasil