Prêmio Escolas Sustentáveis destaca projetos que transformam comunidades

Na última quarta-feira (17), a 3ª edição do Prêmio Escolas Sustentáveis, realizada em São Paulo, premiou iniciativas de professores e alunos que promovem o desenvolvimento sustentável em suas comunidades. Entre os vencedores, destaca-se o projeto IncluARTE – SustentART, da Creche Municipal Magdalena Arce Daou, em Manaus, que visa a inclusão de crianças com deficiência e a conscientização ambiental. A professora Maria Raquel Santos, responsável pela iniciativa, enfatizou a importância de ‘desemparedar’ as escolas, levando a educação além dos muros institucionais. O projeto, que utiliza a arte como ferramenta de inclusão, envolveu a construção de terrários em parceria com as famílias, simbolizando a descoberta e adaptação das mães ao novo mundo que seus filhos enfrentam. Com a criação de um jardim sensorial na creche, a proposta se tornou um elo permanente entre a escola e a comunidade, promovendo um ambiente de aprendizado e conscientização sobre sustentabilidade. A iniciativa surge em um contexto desafiador, especialmente após um incêndio que afetou a mata ciliar próxima à instituição, ressaltando a urgência de ações que integrem educação e preservação ambiental.

Fonte:Agência Brasil
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