PECUARISTAS AUTUADOS por trabalho escravo em fazendas de gado fazem parte da cadeia de fornecimento dos maiores frigoríficos brasileiros: é o que revelam novos casos identificados pela Repórter Brasil.
As relações entre oito produtores flagrados submetendo trabalhadores a condições análogas à escravidão entre 2018 e 2023 e gigantes do setor estão detalhadas no relatório “Fora do radar – Como pecuaristas flagrados com trabalho escravo integram a rede de fornecimento dos maiores frigoríficos do país”, publicado nesta quinta-feira (9).
Além dos pecuaristas responsabilizados por trabalho escravo, foram identificados outros dois produtores autuados por criarem gado ilegalmente dentro da Terra Indígena Krikati, no Maranhão. Entre os dez produtores mencionados no relatório, três também possuem autuações ou embargos por desmatamento ilegal.
A partir da análise de registros de trânsito animal de 2018 a 2025, foi possível identificar que o gado desses criadores foi transferido para fazendas fornecedoras de frigoríficos ou enviado diretamente ao abate em empresas como JBS, Minerva, Marfrig e Frigol, as quatro maiores do país, e outras de atuação regional, como Masterboi, Rio Maria, Pantanal e Frigosaj.
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
document.addEventListener(“DOMContentLoaded”, function() {
document.querySelectorAll(‘.form-news button[type=”submit”]’).forEach(function(botao) {
botao.classList.add(“envio_newsletter_materia”);
});
});
Submit
A investigação foi realizada em parceria com a Climate Rights International, organização que atua na investigação de violações ambientais e aos direitos humanos. A Climate Rights International destacou em seu relatório, também publicado nesta quinta-feira (9), como grandes marcas globais de moda e calçados estão ligadas, por meio de suas cadeias de fornecimento de couro, aos frigoríficos mencionados na investigação da Repórter Brasil.
Trabalho escravo no setor
Trabalhadores que realizam as atividades de abertura dos pastos para criação de bois e, depois, de confecção das cercas e currais, são expostos a condições degradantes e, muitas vezes, submetidos ao tra
