BELÉM (PA) — No intervalo da sessão do Tribunal dos Povos contra o Ecogenocídio, enquanto filhas de santo cantavam e benziam o auditório, a freira Jane Dwyer começou a dançar devagar. Era um movimento curto, discreto e acompanhado de um sorriso satisfeito.
Aos 85 anos, com mais de cinco décadas de vida como missionária no Brasil, ela parecia sentir naquele canto coletivo um tipo de energia que conhece bem: a força do povo reunido. Ao me ver observando seus passos, olhou para trás e disse: “Não é de cima que se muda as coisas. É o povo que faz a diferença”, apontando para as pessoas ali presentes.
Promovido durante a COP30 de Belém (PA) pela COP do Povo, o Tribunal dos Povos julgou simbolicamente 21 casos de violações socioambientais em todo o mundo.
Jane estava na sessão do tribunal na tarde de quinta-feira (13) ao lado da irmã Kátia Webster, ambas nascidas nos Estados Unidos e missionárias da congregação de Notre Dame de Namur. A mesma de Dorothy Stang, assassinada em 2005 por defender a reforma agrária no interior do Pará. Um trabalho que as duas seguem fazendo.
Jane e Kátia dividiram quase dez anos de missão com Dorothy e, após sua morte, assumiram a frente da CPT (Comissão Pastoral da Terra) em Anapu (PA). Desde então, vivem sob ameaças, percorrem assentamentos, acompanham conflitos e ficam ao lado dos camponeses para protegê-los.Duas décadas depois do assassinato, a violência em Anapu permanece. Outras 21 pessoas foram executadas em conflitos ligados à terra, segundo dados da CPT, e a cidade segue entre as mais letais da Amazônia Legal.
Com 35 mil habitantes dispersos em um território do tamanho da Jamaica, Anapu é palco de grilagens, desmatamento e disputas armadas.
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
document.addEventListener(“DOMContentLoaded”, function() {
document.querySelectorAll(‘.form-news button[type=”submit”]’).forEach(function(botao) {
botao.classList.add(“envio_newsletter_materia”);
});
});
Submit
‘O poder popular está se mexendo’
As freiras vieram a Belém para participar das atividades paralelas à COP30. Na quinta-feira, estavam acompanhando o tribunal or
