PRIORIDADE do governo federal em 2026, o fim da escala 6×1 enfrenta resistências no Congresso. Líderes da oposição na Câmara e no Senado já se manifestaram publicamente contra a mudança constitucional que cria uma segunda folga semanal remunerada e apoiam propostas legislativas favoráveis à manutenção da 6×1.
Na Câmara, a oposição é liderada pelo deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB), conterrâneo do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos), e primeiro parlamentar da Paraíba a se manifestar contra o projeto, quando o assunto ganhou destaque, no final de 2024. A Repórter Brasil procurou o deputado para comentar a posição, mas ele não se manifestou.
No início dos trabalhos legislativos deste ano, Cabo Gilberto adotou um discurso dúbio, considerando a escala 5×2, mas mantendo aberta a possibilidade de o trabalhador atuar mais dias na semana. Na sua visão, os empregados poderiam trabalhar até mais de 44 horas semanais, teto estabelecido na Constituição, desde que haja acordo firmado com o patrão.
“No meu entendimento, poderíamos colocar essas 44 horas que é hoje de segunda a sexta, e as pessoas folgarem sábado e domingo. Se tiverem acordo para trabalhar em hora extra e no feriado, aí fica a critério do empregado e empregador”, afirmou em 2 de fevereiro, em declaração postada nas redes sociais do PL no Congresso. “Temos que ouvir as demais partes envolvidas, o setor produtivo, para chegarmos a um equilíbrio”, destacou.
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
document.addEventListener(“DOMContentLoaded”, function() {
document.querySelectorAll(‘.form-news button[type=”submit”]’).forEach(function(botao) {
botao.classList.add(“envio_newsletter_materia”);
});
});
Submit
Em outubro do ano passado, Cabo Gilberto foi um dos 171 deputados a assinar a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 40/2025, que surgiu como uma contraposição aos projetos para o fim da escala 6×1 — que preveem não apenas a segunda folga semanal remunerada, como também a redução da jornada de 44 horas para 40 ou 36 horas por semana.
A PEC da oposição assinada pelo deputado dá ao trabalhador a opção de escolher seu
