Grupo parlamentar Brasil-Japão fortalece parceria ambiental e tecnológica

O embaixador do Japão no Brasil, Yasushi Noguchi, disse a senadores, em reunião nesta quarta-feira (11), que os japoneses têm interesse em fortalecer a cooperação com o Brasil nas áreas de mineração, terras-raras e agricultura. Os parlamentares defenderam o fortalecimento de parcerias entre os países principalmente em meio ambiente, agricultura e tecnologia.  
A reunião serviu para a apresentação de relatos e propostas de cooperação no contexto da viagem oficial que os senadores do Grupo Parlamentar Brasil-Japão fizeram ao país asiático, no início de fevereiro, para participar do Programa Iniciativa de Parceria Verde. De acordo com Noguchi, o intercâmbio entre os dois países fortalece a cooperação bilateral por meio do compartilhamento de experiências e de propostas de políticas públicas.  
— O Japão agora está colaborando com o Brasil para compartilhar nossa experiência em desastres naturais; (…) em negócios de descarbonização, usando biocombustíveis como etanol, em combinação com motores japoneses. Com esses projetos gostaríamos de fortalecer ainda mais as relações entre Japão e Brasil. Dessa maneira, Japão e Brasil agora são mais e mais amigos — afirmou.
O embaixador informou ainda que Japão e Brasil concordaram em intensificar a cooperação nas áreas ambientais e no enfrentamento das mudanças climáticas durante a Cúpula Japão-Brasil, em maio de 2023 em Hiroshima. No ano seguinte, acrescentou, foi lançada aIniciativa de Parceria Verde Japão-Brasil, com o objetivo de aumentar a cooperação entre os dois países nessas áreas, em prol do desenvolvimento sustentável. 
Sessão
O presidente do grupo, senador Esperidião Amin (PP-SC), que comandou a reunião, explicou que 19 senadores já integram o colegiado. O grupo de senadores visitou a capital Tóquio, além de Yokohama e Hiroshima. Amin informou que vai requerer uma sessão solene do Congresso Nacional para celebrar os 130 anos de relações entre Brasil e Japão, completados em 2025.
O senador disse ainda que os parlamentares visitaram uma estação de pesquisa, fabricação e produção de equipamentos para a agricultura de pequeno porte e reforçaram o interesse de engajamento na Iniciativa de Parceria Verde. O Brasil, afirmou, também busca outras parcerias com o Japão.
— Mudanças climáticas e suas consequências, defesa civil associada especialmente a essas mudanças climáticas e a perturbações climáticas, desenham-se como um futuro de parceria com o Japão — disse o presidente do grupo.
Pequenos produtores
Para a vice-p

Compartilhe