ÀS VÉSPERAS DA COP30, a Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos) — entidade que reúne gigantes como Nestlé, Arcor e Cargill — anunciou a criação de um novo instituto, com foco na chamada “logística reversa” de embalagens. Para o ano que vem, a meta é recolher e destinar para reciclagem 32% dos pacotes, em sua maioria de plástico, produzidos pelas associadas. A previsão é atingir 50% até 2040.
O compromisso assumido pela Abia, no entanto, é visto com ressalvas por fontes ouvidas pela Repórter Brasil. Segundo especialistas, a iniciativa divulgada na iminência da conferência do clima da ONU, que acontece de 10 a 21 de novembro em Belém (PA), é incapaz de resolver de fato os impactos gerados pelos resíduos de embalagens.
“Embora as metas de reciclagem estejam aumentando, o plástico no Brasil não é 100% reciclável, nem reciclado”, afirma Rafael Eudes, integrante do comitê gestor da Aliança Resíduo Zero Brasil. “Isso, em algum momento, vai gerar um ponto de inflexão se não tivermos uma legislação que aborde o começo da cadeia, proibindo plásticos considerados problemáticos, com alta poluição e baixa reciclabilidade”, complementa.
Para levar a cabo seu sistema de logística reversa, o Instituto Abia firmou uma parceria com a Ancat (Associação Nacional dos Catadores), que congrega aproximadamente 6 mil trabalhadores.
Vitória Moraes, analista técnica da organização ACT Promoção da Saúde, acredita que a criação do Instituto Abia ocorre no momento em que a “pauta ambiental está em alta”. Para ela, as empresas lançam campanhas e assumem compromissos voluntários, mas sem reduzir de fato a utilização de plástico nas embalagens e sem gerar impacto social.
“Por mais que existam essas parcerias, os catadores continuam ali na linha de frente, sendo mal remunerados, e trabalhando às vezes em condições insalubres”, ressalva.
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
document.addEventListener(“DOMContentLoaded”, function() {
document.querySelectorAll(‘.form-news button[type=”submit”]’).forEach(function(botao) {
botao.classList.add(“envio_newsletter_materia”);
});
});
Submit
Em
