Ex-presidentes e republicanos criticam Trump por morte em Minneapolis

A morte do norte-americano Alex Pretti, de 37 anos, no sábado (24), em Minneapolis, vem gerando uma crescente onda de críticas e protestos da oposição e até de aliados à atuação do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) dos Estados Unidos e também ao presidente Donald Trump.

Políticos importantes como Barack Obama e Bill Clinton, dois ex-presidentes dos EUA, se manifestaram fortemente contra o que vem acontecendo naquele estado. Clinton fez uma declaração pública sobre o assunto:

Notícias relacionadas:Nova morte por agentes de imigração em Minneapolis gera protestos.Minneapolis pede reforço para conter situação tensa na cidade.Agentes do ICE matam homem durante protesto em Minneapolis, nos EUA.“Nas últimas semanas, assistimos a cenas horrorosas em Minneapolis e em outras comunidades que nunca acreditei que pudessem acontecer nos EUA. Pessoas, incluindo crianças, foram tiradas de suas casas, locais de trabalho e das ruas por agentes federais mascarados. Manifestantes pacíficos e cidadãos exercitando seu direito constitucional de observar e documentar o trabalho da lei foram presos, espancados, atacados com gás e, mais gravemente, nos casos de Renee Good e Alex Pretti, atingidos e mortos”, criticou Clinton.

O ex-presidente do Partido Democrata escreveu também que tudo o que vem acontecendo no país “é inaceitável e deveria ser evitado”. Para Clinton, a situação fica ainda pior quando o governo atual “mente, nos dizendo para não acreditar no que vimos com nossos próprios olhos”.

Confira mais informações sobre o assunto no Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil

Ele termina sua declaração fazendo um chamado: “Depende de todos nós, que acreditamos na promessa da democracia Americana, tomarmos posição, falar e mostrar que nossa nação ainda pertence a nós o povo.”

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

O também ex-presidente Barack Obama e sua mulher, Michelle, tornaram pública uma declaração sobre as ações do governo norte-americano em Minneapolis que resultaram na morte de Pretti:

“O assassinato de Alex Pretti é uma tragédia gigantesca. Deveria ser também um chamado para o despertar de cada americano, independentemente de partido, sobre como os nossos valores centrais como nação estão sob assalto crescente. Agentes da lei e da imigração têm um trabalho difícil. Mas os americanos esperam que eles realizem suas obrigações de uma maneira responsável e dentro da lei, e que atuem junto (e não contra) as forças policiais locais para garantir a se

Compartilhe