<![CDATA[Se você não vê a hora de começar a empreender, mas busca um caminho mais seguro do que começar do zero, o modelo de franquia pode ser a sua praia. O boletim Expresso MEI de outubro preparou uma lista com as cinco principais tendências do franchising brasileiro, baseada no e-book publicado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios (PEGN), em parceria com a Caixa Econômica Federal.Há um verdadeiro universo de possibilidades na modalidade de franquias, microfranquias e nanofranquias que cabe no bolso de qualquer empreendedor, basta encontrar uma que se encaixe no modelo de negócios escolhido.#1 SAÚDE E BEM-ESTARA maioria das pessoas está cada vez mais preocupada em viver bem e com qualidade. E este setor apresenta um verdadeiro leque de oportunidades. Estão bombando franquias de academia especializada (como crossfit, pilates ou ioga), clínicas de estética (com tratamentos não invasivos), nutrição e até saúde mental. O brasileiro está disposto a investir em autocuidado — e o mercado só cresce.Mas… atenção! O MEI que pretende empreender na área deve verificar se as atividades fazem parte da lista permitida pelo Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN).#2 SERVIÇOS ‘HOME BASED’Com a correria do dia a dia, ninguém tem tempo para nada. Daí a beleza dos negócios que levam soluções até a casa do cliente. Aqui se encaixam franquias de limpeza residencial, manutenção de piscinas, dedetização, reparos domésticos (aquele encanador ou eletricista de confiança) e cuidados com pets (como dog walkers e adestramento). Praticidade é a palavra-chave!Nesta área, o MEI “nada de braçada”, pois existem diversos CNAEs que permitem a prestação desses serviços, como eletricista, passeador de cães, entre outros.#3 ALIMENTAÇÃOEste é o queridinho do franchising nacional e nunca sai de moda. A dica é ficar de olho nas novas tendências. Estão em alta as opções de comida saudável e rápida (como bowls e salgados assados), culinárias étnicas específicas, hamburguerias gourmet e franquias de café especial. O segredo é se adaptar ao consumidor moderno, que busca sabor, agilidade e, muitas vezes, uma experiência diferente.O setor de alimentos e bebidas é um dos carros-chefe do MEI, que concentra 7 em cada 20 atividades mais comuns na categoria, de acordo com o Sebrae.#4 VAREJO DE NICHOEm vez de tentar agradar todo mundo, as franquias de nicho acertam em cheio em um público específico e apaixonado, como lojas de produtos ge