<![CDATA[Datas comemorativas de fim de ano aumentam confiança e consumo das famílias paulistanas]]

<![CDATA[Pagamento do décimo terceiro e festas de fim de ano aumentaram o fluxo do varejo e as contratações temporárias, bem como estimularam o consumo na capital paulista em novembro. Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) —  que mede o humor e a propensão imediata ao consumo — sinalizou alta de 2,6% em relação a outubro e alcançou 109,8 pontos em novembro [gráfico 1]. Já o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), que reflete percepções sobre o ambiente econômico e as expectativas de longo prazo, também avançou, registrando 4,4% frente a outubro, marcando 118,7 pontos [gráfico 2].  [GRÁFICO 1]Intenção de Consumo das Famílias (ICF)Série Histórica — 13 mesesFonte: FecomercioSP [GRÁFICO 2]Índice de Confiança do Consumidor (ICC)Série histórica — 13 mesesFonte: FecomercioSPSegundo a FecomercioSP, os dados refletem, de forma significativa, que há otimismo pontual, mas ainda cautela estrutural. Os estímulos de curto prazo favorecem principalmente as compras de menor valor, a reposição básica e o pagamento de dívidas, mas não alteram o quadro marcado por crédito caro, juros elevados e renda real ainda limitada. Melhoria da intenção de consumo em relação ao ano passadoO ICF avançou 4,1% em relação ao mesmo período do ano passado, indicando melhoria moderada na disposição imediata dos lares para consumir. Esse resultado foi impulsionado pelo décimo terceiro e pelas expectativas de contratações temporárias e vendas natalinas, reforçando a sensação de estabilidade de renda. [TABELA 1]Índice de Confiança do Consumidor (ICF) — renda, gênero e idadeFonte: FecomercioSP No entanto, dois dos sete indicadores do ICF permaneceram na zona de pessimismo: momento para duráveis (75,3 pontos) e nível de consumo atual (86,8 pontos). Esses dados mostram que o consumidor está evitando compromissos financeiros prolongados, em razão da infla&ccedi

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