<![CDATA[Atacado e Serviços devem fechar 2025 com crescimento moderado e desafios macroeconômicos]]

<![CDATA[As projeções para o encerramento de 2025 apontam um desempenho positivo, porém menos acelerado, dos setores do Comércio Atacadista e dos Serviços no Brasil, em um contexto marcado por juros elevados, crédito restrito, maior endividamento das famílias e desaceleração do consumo.  Levantamentos do Conselho do Comércio Atacadista e do Conselho de Serviços, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) mostram que, apesar das adversidades, ambos os setores seguem crescendo, sustentados pelo mercado de trabalho ainda aquecido, pela resiliência empresarial e por segmentos ligados a consumo essencial, logística e tecnologia. Atacado com leve alta no faturamentoO Comércio Atacadista brasileiro vai terminar 2025 com crescimento estimado de 0,4% no faturamento real, refletindo um ano de perda de fôlego ao longo dos trimestres [tabela 1]. Após um início ainda beneficiado pelo efeito residual das vendas de fim de 2024, o setor enfrentou retrações no segundo trimestre, com destaque para junho (-3,9%), pressionado por juros altos, encarecimento do crédito, estoques elevados no varejo e menor disposição ao consumo das famílias.  No segundo semestre, houve recuperação gradual, ainda insuficiente para caracterizar uma retomada forte. “O Comércio Atacadista mostrou capacidade de adaptação em um ambiente econômico bastante restritivo. Houve crescimento, mas em um ritmo claramente menor, o que exige ainda mais planejamento e eficiência das empresas”, afirma Ronaldo Taboada, presidente do Conselho do Comércio Atacadista da FecomercioSP. Mesmo com o avanço modesto do faturamento, o emprego formal seguiu em trajetória positiva. Até setembro, o setor registrou crescimento de 3,2% no número de empregos, com destaque para os segmentos de produtos de consumo não alimentar (4.662 vagas); produtos alimentícios, bebidas e fumo (3.865); máquinas e equipamentos (2.805); e representantes comerciais (663). “O Atacado segue como elo estratégico da cadeia produtiva e importante sustentador do emprego”, reforça Taboada. [TABELA 1]VARIAÇÃO DO FATURAMENTO D

Compartilhe