<![CDATA[A nova fronteira do lucro: eficiência energética e créditos de carbono no Comércio]]

<![CDATA[Por José Goldemberg e Cristiane Cortez*Aproximadamente 5% de toda a energia consumida no Brasil está no setor comercial, que inclui comércios varejista e atacadista (lojas, supermercados, shopping centers etc.), serviços em geral (bancos, escritórios, lavanderias, hotéis, restaurantes, bares, academias etc.), educação privada (escolas, universidades etc.), saúde privada (hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios etc.) e outros estabelecimentos de prestação de serviços não industriais. Note que serviços de educação e saúde oferecidos pelas diversas instâncias de governo entram nas emissões do setor público.No Comércio, energia é usada principalmente em iluminação, ar-condicionado, refrigeração e computadores — o que significa consumo elétrico, correspondendo a cerca de 20% de toda a energia usada no País. Como quase 80% da eletricidade no Brasil é proveniente de fontes renováveis, as emissões de carbono são relativamente baixas. O consumo de combustíveis fósseis ocorre nos geradores de emergência de estabelecimentos — shopping centers e hospitais, por exemplo — e em atividades como transporte de mercadorias e resíduos sólidos.Aqui está um quadro-resumo das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) típicas do setor por escopo, com exemplos e porcentuais médios de contribuição.A participação relativa nas emissões da cadeia depende do tipo de atividade. Por exemplo, nos escritórios e lojas, o maior peso vem do escopo 2 (eletricidade), enquanto em hotéis e hospitais, do escopo 1 (gás natural, diesel). Nas redes de varejo/shopping, por sua vez, o escopo 3 é bastante relevante (resíduos orgânicos, logística, uso das lojas arrendadas).Apesar de as emissões de carbono dependerem do tipo de estabelecimento, no conjunto, o Comércio contribui com cerca de 2% das emissões totais de GEE. Por essa razão, medidas de eficiência energética no setor poderão originar créditos de carbono a serem vendidos para outros setores — como o Siderúrgico, grande emissor com dificuldade de redução. O sistema brasileiro de comércio de emissões seria altamente benéfico, com renda extra pela venda de créditos. Por isso, a regulamentação dessa comercialização é importante para que parcela significativa das empresas do Comércio se sinta encorajada a adotar práticas de descarbonização em prol do cumprimento das metas nacionais, como defendido na Agenda Verde da FecomercioSP.* José Goldemberg é presidente do Conselho de Sustentabilidade da Federação do Comér

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