Bacharelado em Matemática do Impa Tech pode fazer inscrições para 2026

Até as 12h do dia 23 de dezembro, jovens de todo o Brasil que já tenham concluído o ensino médio poderão se candidatar ao processo seletivo para ingressar no bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação do IMPA Tech, programa de graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), financiado pelo governo federal. As inscrições devem ser feitas no site da faculdade. Esta será a terceira turma da faculdade gratuita, inaugurada em 2 de abril de 2024 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

São oferecidas até 100 vagas para estudantes de todo o país, sendo que até 80% delas se destinam a alunos do ensino médio com melhor desempenho em cinco olimpíadas de conhecimento: Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)) – nível 3 / premiação nacional; Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) – nível 3; Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) – níveis B e/ou C Nacional; Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) – modalidades A e/ou B; e Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) – modalidade programação níveis 1 e/ou 2.

Notícias relacionadas:Impa Tech lança edital do processo seletivo 2025.Os 20% restantes são direcionados para estudantes de melhor colocação na prova de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No ato da inscrição, o candidato precisa escolher em qual modalidade prefere concorrer: olimpíadas ou Enem. Foi o que fez Arthur Silva. Quando se inscreveu em 2024, avaliou que teria mais chances de vencer a concorrência se optasse pela modalidade do Enem, uma vez que acertou 43 das 45 perguntas de matemática da prova, totalizando 938 pontos. Ele tinha também medalha de bronze na OBMEP, mas deu preferência a se inscrever pelo Enem.

“Estou bem realizado”, disse Arthur à Agência Brasil.

Atualmente no segundo ano da faculdade, onde se especializa em matemática, Arthur Silva avaliou que a estrutura do Impa Tech, principalmente “para quem está cursando matemática, é bem alinhada com o mestrado do Impa e pretendo seguir estudando bastante”. O doutorado é uma meta. Ele não sabe ainda se, depois de formado, vai escolher a área acadêmica ou se vai trabalhar junto à indústria. “Ainda não tenho experiência suficiente para precisar para onde vou enveredar”.

Critérios

A gerente acadêmica e coordenadora do Bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação do Impa Tech, Nara Bobko, informou à Agência Brasil que para os candidatos que optarem pelo Enem no ato da inscrição valerá a nota da prova de matemáti

Compartilhe