A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), órgão regulador e fiscalizador do setor aéreo no país, estuda criar uma categoria específica para pilotos dos chamados “carros voadores”.
A agência federal abriu consulta pública para coletar contribuições da sociedade civil sobre novos requisitos para pilotos das aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical.
Notícias relacionadas:Atividades turísticas no país crescem 4,6% em 2025 e atingem recorde.Correios colocam 21 imóveis à venda em 11 estados.Setor de serviços cresce 2,8% em 2025, quinto ano seguido de alta.Os carros voadores são conhecidos pela sigla eVTOL, do inglês electric vertical takeoff and landing.
A consulta pública vai fornecer parâmetros para uma proposta de emenda ao Regulamento Brasileiro da Aviação Civil nº 61, que estabelece os requisitos para licenças, habilitações e certificados de profissionais da aviação civil.
O órgão regulador espera conseguir contribuição principalmente de pilotos, organizações de treinamento, fabricantes, operadores e especialistas.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
Período de transição
A Anac diz que a iniciativa busca preparar, de forma gradual e segura, o sistema brasileiro de licença para o que chama de “novos conceitos de aeronaves” que compõem a mobilidade aérea avançada.
A ideia da instituição é ter um modelo de formação com treinamento específico para habilitação. De início, haveria um período de transição destinado a pilotos de avião e helicóptero já licenciados.
Para a Anac, com esse período seria possível acumular experiência operacional e evidências regulatórias, criando-se um arcabouço de conhecimento para a criação de requisitos completos de formação de pilotos de carros voadores, sem necessidade de experiência prévia em outras categorias.
A agência detalha que a habilitação de pilotos seria específica e complementada por experiência supervisionada em operações típicas, sendo finalizada com um exame prático de verificação de perícia.
A consulta pública está aberta até 16 de março. A participação é por meio do Portal Brasil Participativo.
Associação de pilotos
Procurada pela Agência Brasil, a Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil (Abrapac) informou que entende, em um primeiro momento, a chegada dos carros voadores como a abertura de um novo mercado.
“O que é bom para os nossos associados. Teremos uma adaptação teórica e prática, nos termos da regulamentação que a Anac fará”, afirmou o diretor Abrapac Carlos
