A INSOLO, empresa do setor de grãos controlada pelo bilionário Ricardo Faria, tem produção agrícola em uma área com embargo no sul do Piauí, conforme registro no portal de transparência ambiental do governo estadual. Conhecido como “Rei do Ovo”, o empresário apareceu em 2025 na lista da revista Forbes das pessoas mais ricas do Brasil, com patrimônio estimado em R$ 17,5 bilhões.
A atividade agrícola fica na região do Matopiba, região que lidera o desmatamento no Cerrado. O plantio ocorre dentro de um polígono embargado que se sobrepõe à Fazenda Serra do Ovo. Os indícios de cultivo agrícola aparecem em imagens de satélite registradas em janeiro de 2026, analisadas pela organização holandesa AidEnvironment, a pedido da Repórter Brasil.
Segundo a AidEnvironment, há indícios de uso agrícola do solo mesmo após o embargo, registrado em 2023, com padrões de “reverdecimento” compatíveis com os ciclos de plantio e colheita até os dias atuais.
Timelapse feito pela Aid Environmental mostra “reverdecimento” de área embargada desde 2023 (Imagem: Aid Environmental)
Procurada, a Insolo confirmou atuar em áreas vinculadas à Fazenda Serra do Ovo desde julho de 2025 por meio de contrato de parceria rural, modalidade semelhante ao arrendamento. A empresa reconheceu a sobreposição parcial entre o polígono embargado e a área explorada, mas afirmou que desconhecia o embargo ao assumir a operação. Também disse que só soube da sanção ambiental da área após ser questionada pela reportagem. Em seguida, acionou o responsável legal pela propriedade para solicitar a revisão do banco de dados ambiental.
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
document.addEventListener(“DOMContentLoaded”, function() {
document.querySelectorAll(‘.form-news button[type=”submit”]’).forEach(function(botao) {
botao.classList.add(“envio_newsletter_materia”);
});
});
Submit
A Insolo não reconhece o nome em que a sanção está registrada. “O [embargo] AI4318 diz respeito a uma pessoa estranha à relação contratual que possuímos. […] Além de não termos conhecimento de quem seja a pessoa mencionada, é importante citar que o CAR [Cadastro Ambie
