<![CDATA[Cinco dias sem luz: perdas de vendas do Comércio e dos Serviços de São Paulo já ultrapassam R$ 2,1 bilhões]]

<![CDATA[Comércio e serviços perderam R$ 2,1 bilhões em faturamento de quarta-feira (10) até domingo (14) por conta da falta de energia elétrica em São Paulo, afirma a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Quase uma semana depois de uma forte ventania que atingiu a cidade, há um número considerável de imóveis sem fornecimento ainda. As perdas foram mais intensas para os Serviços: em torno de R$ 1,4 bilhão em receitas que deixaram de ser geradas nesse período. A maior perda foi na própria quarta, quando o setor deixou de faturar R$ 541 milhões em um contexto em que mais de 2,2 milhões de imóveis estavam sem energia [tabela 1]. A mesma coisa com o varejo, que teve um rombo de R$ 267 milhões na quarta e, desde então, contabiliza perdas diárias. De lá até domingo, o prejuízo já é de R$ 696 milhões, pelo menos.  [TABELA 1]Perda de faturamento dos setores do comércio e dos serviços em SPQuarta-feira (10) a domingo (14)Fonte: FecomercioSP DiaImóveis afetadosComércioServiçosTotalQuarta-feira2,2 milhõesR$ 267.884.323R$ 541.349.569R$ 809.233.891Quinta-feira1 milhãoR$ 243.531.202R$ 492.135.972R$ 735.667.174Sexta-feira600 milR$ 146.118.721R$ 295.281.583R$ 441.400.304Sábado90 milR$ 21.917.808R$ 44.292.237R$ 66.210.046Domingo70 milR$ 17.047.184R$ 34.449.518R$ 51.496.702  R$ 696.499.239R$ 1.407.508.879R$ 2.104.008.118O prejuízo já supera as perdas de outubro de 2024, última vez que a cidade teve uma situação de falta de energia. À época, por conta das chuvas fortes, foram ao menos cinco dias de imóveis sem fornecimento e um rombo de R$ 2 bilhões para os dois setores. O QUE FAZER?A FecomercioSP orienta que todos os afetados pela interrupção do fornecimento abram um chamado junto à distribuidora e registrem formalmente a reclamação antes de procurar as vias judiciais.  Além de servir como documento oficial da queixa, em uma eventual ação jurídica, a via administrativa pode fornecer respostas mais rápidas. Sem contar que os dados do atendimento devem ser usados, depois, para melhorar o serviço.   No caso de panes em aparelhos eletroeletrônicos causadas pela interrupção da energia, por exemplo, as regras estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) preveem que a distribuidora do serviço – no caso, a ENEL SP – deve disponibilizar canais de atendimento aos consumidores para solucionar os problemas.  Se o atendimento da Enel não tiver retorno, val

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