Íntegras dos posicionamentos enviados à Repórter Brasil para a matéria “Trabalho escravo: 83% das mulheres resgatadas no Brasil estão no meio rural”

Confira a íntegra das respostas. Clique aqui para ler a matéria.

Abic (Associação Brasileira da Indústria do Café)

Inicialmente, é preciso dizer que a ABIC repudia veementemente toda e qualquer forma de supressão e/ou violação dos direitos humanos e das regras ambientais, o que inclui qualquer situação de trabalho em situação análoga à escravidão, trabalho infantil e outras práticas ilegais.

Vale também reforçar que a cadeia do café é uma cadeia grande e complexa que envolve diversas etapas e atores. E, dentro deste universo, a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) atua junto às indústrias, englobando das nanos às grandes. Nesse sentido, a associação entende o seu papel no setor cafeeiro e fomenta boas práticas no campo e a erradicação do trabalho análogo à escravidão na cadeia.

Uma das medidas que a Associação tem incentivado, por exemplo, é provocar relacionamentos mais estreitos entre produtores e industriais. Contatos mais próximos entre esses dois elos podem gerar cadastros positivos de fornecedores e, por consequência, melhorar o controle na aquisição de matéria-prima.

Concursos e premiações focadas na qualidade e sustentabilidade no campo, assim como na valorização das produtoras mulheres, também são movimentos que estão acontecendo com mais força no país e contam com o apoio da ABIC. Tais projetos dão visibilidade às produtoras, valorizam práticas sustentáveis, conectam profissionais e colaboram para autonomia econômica dessas trabalhadoras.

Além das iniciativas implementadas por nossas associadas, a ABIC possui os Selos de Sustentabilidade, concedidos por meio de verificação quanto à origem de grãos provenientes de fazendas sustentáveis nos pilares econômico, ambiental e social. A associação conta com discussões perenes e compromissos firmados com outras entidades parceiras, como a Plataforma Global (CGP) do Café, ação conduzida pelo Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo (InPACTO), no processo de construção coletiva do pacto setorial pela sustentabilidade social do café.

A ABIC estimula que na cadeia produtiva haja a adoção de uma série de medidas para incentivar práticas que evitem a ocorrência de violações a direitos humanos dos trabalhadores. A associação ainda provoca discussões não somente com suas associadas, mas, também, com outras entidades parceiras visando fomentar a cultura da sustentabilidade, apoia iniciativas como o Pacto Nacional da Cafeicultura e a Mesa Tripartite de Diálogo

Compartilhe