<![CDATA[O mercado fitness parece dispor da mesma boa forma do seu significado: bem-estar, do termo em inglês. E, ao que tudo indica, deve continuar assim nos próximos anos. Os negócios ligados a atividades físicas —como academias, estúdios, lojas de suplementos, roupas e equipamentos — tiveram um boom, principalmente após a pandemia de covid-19, refletindo uma mudança de comportamento da sociedade, cada vez mais preocupada com as saúdes física e mental. De acordo com especialistas e empresários ouvidos pela Revista Problemas Brasileiros (PB), a mudança veio para ficar, com o impulso extra de influenciadores, o acesso ampliado a medicamentos contra a obesidade e o aumento da longevidade — tudo num ambiente macroeconômico ainda favorável.O crescimento é grande, mas o potencial é ainda maior. Segundo pesquisa do Serviço Social da Indústria (Sesi), em 2023 apenas 22% da população se exercitavam todos os dias e 21% frequentavam estabelecimentos de atividade física. Já dados de 2025, do Datafolha, indicam que cerca de 50% dos brasileiros praticam atividades físicas com regularidade, dado corroborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que registrou sedentarismo em menos da metade da população (47%) em 2024.As estatísticas chegaram ao mercado. O número de academias praticamente triplicou no Brasil na última década. Há, atualmente, 59.891 empresas ativas no segmento de atividades físicas, frente as 21.541 em 2014, de acordo com dados do Conselho Federal de Educação Física (Confef). “O aumento da preocupação com saúde e bem-estar e a busca por melhor qualidade de vida depois da pandemia, além de fatores como crescimento da renda e baixo desemprego têm estimulado o setor”, afirma Thiago Carvalho, assessor da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Para ele, mesmo uma possível desaceleração econômica, em função da elevada taxa de juros, não deve frear o segmento. A expectativa é que o setor cresça 9,5% ao ano até 2030, segundo a Credence Research. A consultoria calcula que o mercado fitness nac