DE MOJU (PA) – Uma subsidiária da multinacional norte-americana Dow Chemical adquiriu carvão vegetal de uma carvoaria abastecida pela Fazenda Citag, em Moju (PA), onde 17 pessoas foram resgatadas do trabalho escravo em 2023. A Palmyra do Brasil, unidade no Pará da companhia de produtos químicos, recebeu dezenas de carregamentos de carvão da Carvalho Carbonização entre junho e setembro de 2025, de acordo com dados de guias florestais acessados pela Repórter Brasil.
A Carvalho Carbonização fabrica o produto a partir da queima de lenha e resíduos florestais adquiridos de fornecedores na região, como a Fazenda Citag. Os resgatados, submetidos a condições degradantes segundo a fiscalização do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), trabalhavam justamente na extração de madeira dentro da propriedade.A carvoaria chegou a ter um pátio de operação dentro da Fazenda Citag, de acordo com guias florestais de outubro e novembro de 2023 e um documento de licença para ampliação da produção emitido em dezembro daquele ano.
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
document.addEventListener(“DOMContentLoaded”, function() {
document.querySelectorAll(‘.form-news button[type=”submit”]’).forEach(function(botao) {
botao.classList.add(“envio_newsletter_materia”);
});
});
Submit
Na mesma operação de fiscalização do MTE que flagrou o uso de mão de obra escrava na fazenda, outras 16 pessoas foram identificadas pelo órgão em condições análogas à escravidão na derrubada de mata nativa em uma propriedade vizinha, a Fazenda Sipasa. A propriedade pertence a Sipasa Seringa Industrial do Pará S/A.
A Carvalho Carbonização também possuía um contrato para adquirir madeira oriunda do desmatamento nesta propriedade, segundo uma nota técnica da Semas-PA (Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará) acessada pela reportagem.
Diferentes propriedades na região registradas em nome de Wilson Fabricio Campos de Sá, autuado pelo flagrante na Fazenda Citag, e de Márcio Roberto Pinto Lisboa Pinheiro, um dos sócios da companhia dona da Fazenda Sipasa, ou de empresas nas quais os empresários figuram como sócios respondem por quase todo o forneci
